quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL LUCAS AUXÍLIO TONIAZZO









PROJETO VIVEIRO DE MUDA ESCOLA
LUCAS AUXÍLO TONIAZZO




Trabalho apresentado, como
requisito parcial para
apresentar o projeto de oficina oferecido
pela escola Lucas Auxílio Toniazzo.

Orientadores: Profº. Luciano Lang
Profº. Heider Agostini
Téc. Agrícola: Alexsandro Antônio Talini







RESUMO
O projeto teve início no dia 22 de abril de 2010. Partindo do pressuposto que o indivíduo necessita de uma educação voltada para sua realidade, e que precisa ter atitudes críticas e reflexivas diante das dificuldades que venham a surgir no seu contexto social, a Escola Estadual Lucas Auxílio Toniazzo desenvolve um projeto que reflete sobre a sua realidade e os problemas do cotidiano do aluno. Com o objetivo de construir um conhecimento sobre a área onde os alunos residem ampliando seus conceitos de preservação em suas propriedades. Foi enfatizado a importância de saber como a propriedade é dividida e como também podemos organizá-las de acordo com a legislação, esse trabalho foi desenvolvido com os alunos de 7ª Série do Ensino Fundamental ao 3°Ano da Escola Estadual Lucas Auxílio Toniazzo, para desenvolver este trabalho foi estudado conceitos de como se organiza um viveiro, compostagem e seus benefícios, realizadas pesquisas na internet, coleta de dados e atividades em sala de aula. Foi necessário ainda trabalhar a importância da preservação ambiental e a agricultura familiar no pólo do ponto de vista econômico.


PALAVRA-CHAVE: Preservação Ambiental. Agricultura Familiar. Construir um conhecimento.
1. INTRODUÇÃO
A Escola Estadual Lucas Auxílio Toniazzo, baseada na Pedagogia da Alternância desenvolve o Projeto Educampo, no qual os alunos freqüentam a escola por cinco dias, denominado tempo escola, onde estes têm o acompanhamento dos professores na orientação dos trabalhos, voltam para suas casas onde levam atividades referentes a conteúdos trabalhados em sala, além de atividades de pesquisa, observação e experimentos. A escola além do currículo nacional oferece aos alunos proposta diferenciada onde os mesmos participam de atividades extras curriculares em forma de oficinas, as quais desenvolveram o projeto de mudas e compostagem para reflorestamento de áreas degradadas.
A escola possui um amplo espaço físico, que atende as necessidades básicas para o desenvolvimento da mencionada oficina, além da possibilidade de aulas de campo podendo usar as propriedades dos alunos como laboratório para estudo.

2. A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER ESSA ATIVIDADE NA ESCOLA.
O Pólo Nonoai do Norte é formado por 09 (nove) comunidades na forma de projeto de assentamento com propriedades que variam de 10,5 a 42 alqueires. O pólo é formado basicamente por pequenos produtores, sendo a atividade econômica mais explorada a pecuária leiteira, seguida pela pecuária de corte, cultivo de espécies frutíferas como maracujá, caju, cacau, cupuaçu, açaí, acerola e outras espécies nativas para reflorestamento além de hortaliças.
Lutzenberger, na noite de 3 de junho de 1971, na conferência inaugural da AGAPAN, fala em seu discurso:
“Temos uma fé inabalável no que costumamos chamar de progresso. Uma fé em que progresso significa crescimento eterno. Esperamos que tudo se torne sempre maior, mais abundante, mais rápido, mais eficiente, mais diferente. Queremos sempre o máximo e assim perdemos de vista o ótimo.”

O Projeto Educampo tem como princípio oferecer educação de qualidade voltada à realidade do aluno e para isso temos a necessidade de apresentar-lhe possibilidades de transformação, proporcionando acesso ao conhecimento científico e mostrando na prática a sua viabilização para que o aluno possa levar estes conhecimentos e modificar a sua realidade podendo permanecer no campo e viver do campo.
Partindo do pressuposto que o indivíduo necessita de uma educação voltada para sua realidade, e que precisa ter atitudes críticas e reflexivas diante das dificuldades que venham a surgir no seu contexto social, a Escola Estadual Lucas Auxílio Toniazzo trabalha na pedagogia da alternância onde temos duzentos dias letivos, divididos em quatro períodos. A escola interage com a comunidade participando e visitando a propriedade dos alunos, na semana do tempo escola os alunos desenvolvem as atividades curriculares e também participam de oficinas que propiciam aos alunos a oportunidade de conhecer novas atividades. Na semana do tempo comunidade os alunos são atendidos em suas casas pelos professores da escola podendo assim acompanhar algumas experiências, orientar suas etapas, coletar dados para serem analisados na escola na semana do tempo escola. O projeto de plantar mudas oferece possibilidades aos alunos de adquirir conhecimento científico e levá-lo à prática, sendo o viveiro da escola um laboratório.
Cientes de que temos a obrigação de oferecer alternativas de organização e mudanças da realidade atual nos propusemos a desenvolver o plantio de mudas com a intenção de levantar, discutir e conhecer os problemas e as potencialidades do nosso pólo para propor alternativas de mudança. Para uma melhor preparação da terra onde os alunos vão plantar as mudas resolvemos utilizar matérias que em nosso conhecimento era denominada lixo orgânico, na verdade estamos utilizando essa matéria como adubo que é enriquecido em nutrientes naturais, reduzindo assim os custos em controle de pragas e doenças que possam prejudicar as mudas. A compostagem é muito prática e eficiente no plantio de hortaliças e no plantio das mudas, o solo da floresta é alimentado constantemente por toda a espécie de resíduos, sobretudo de origem vegetal, mas também de origem animal. Estes resíduos decompõem-se e transformam-se numa camada escura que cobre a superfície do solo e que recebe o nome de húmus. Sabe-se que no húmus não há apenas matéria orgânica morta, mas também seres vivos numerosos e minúsculos que se alimentam destes resíduos e participam ativamente na sua decomposição (organismos decompositores). Utilizando cascas de frutas, cascas de ovos, restos de verduras e legumes crus, grama cortada (deixe secar por uma noite), galhos e folhas, para fazer este processo utilizamos a composteira, que é a estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico. Geralmente são feitas em locais pequenos, é colocado o material orgânico e folhas secas, por cima do monte, para evitar o cheiro ruim. A vantagem deste processo é a seguinte: dá-se uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo, gera redução de herbicidas e pesticidas devido à presença de fungicidas naturais e microorganismos, e aumenta a retenção de água pelo solo.
O objetivo principal é o conhecimento científico e oportunizar a prática, buscando proporcionar alternativas econômicas sustentáveis para que o nosso aluno possa permanecer no campo, viver em sua propriedade e tirar dela o seu sustento e fazer cumprir a legislação ambiental exigida no momento. Para tanto nosso desafio é incentivar o pequeno proprietário a cumprir a legislação ambiental, fornecendo produção de mudas e composto para incentivar o plantio, ensinando os processos de formação das mudas, formas de construção de composteira, identificando plantas nativas ou de lei, plantas frutíferas. Conhecer os benefícios de algumas plantas é essencial para auxiliar os alunos a desenvolver melhorias na propriedade e gerar renda para sua família.
Para melhor compreensão dos pais a respeito do viveiro e da composteira os alunos elaboraram um questionário investigativo a respeito de suas propriedades, legislação ambiental, importância de estarem acompanhando essas atividades. Através destes dados os alunos efetuaram alguns cálculos onde sua propriedade serviu de instrumento de aprendizagem para assim eles estarão construindo um conhecimento adquirido através de sua realidade. Os pais dos alunos se sentiram muito felizes por estarem contribuindo com suas experiências de vida, os alunos que ainda não tinham um conhecimento a respeito da comunidade onde moram, desde a formação deste pólo educacional, com este trabalho conseguiram entender melhor a realidade da história de surgimento desse pólo educacional.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
No final do período o trabalho foi considerado satisfatório, haja vista que os alunos conseguiram entender os conceitos/conteúdos estudados compreendendo e fazendo uso nas atividades propostas e em relação ao seu cotidiano.
Foram adquiridos muitos conhecimentos sobre as culturas e as formas de cada uma ver a preservação em nosso Pólo, pois muitos que chegaram aqui já pegaram áreas degradadas, e a teoria dos que aqui estavam era a seguinte: “Quem não tem a área da propriedade com plantio ou pastagem, não era digno de possuir a terra onde vivia”. Por não terem um acompanhamento adequado dos órgãos competentes, muitas florestas foram desmatadas para atender as necessidades dos pequenos produtores com relação ao seu sustento.

REFERÊNCIAS

WIKIPEDIA. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Disponível em: , 2006. Acesso em: 15 maio 2010.

Metodologia do Trabalho Acadêmico / Tafner, Elisabeth Penzlien; da Silva,
Everaldo – Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). – Indaial: Ed.
ASSELVI, 2008.
ANEXO
PESQUISA REALISADA COM OS PAIS DOS ALUNOS E MORADORES ANTIGOS.

1 ) Como foi divida as propriedades nesse Pólo?
R.) Os lotes foram demarcados pelo INCRA e variam de 10,5 a 42 alqueires.

2.) Qual o tamanho da área da propriedade em alqueires?
A.) 10,5 alqueires.
B.) 21 alqueires.
C.) 42 alqueires.
D.) Outros.


3) Qual é a principal atividade econômica da propriedade?
A.) Pecuária leiteira.
B.) Pecuária de corte.
C.) Agricultura familiar.
D.) Outras.

4.) Qual é a área em alqueires designada para desenvolver a principal atividade econômica da propriedade?
A.) De 0 a 5 alqueires.
B.) De 6 a 10,5 alqueires.
C.) De 10,6 a 21 alqueires.
D.) De 21,1 a 42 alqueires.

5.) Esta propriedade atenderia de acordo com a legislação 80 % da área da propriedade se essa lei estivesse em vigor nesse ano?
A.) Sim.
B.) Apenas 20 % da área total da propriedade.
C.) Apenas 40 % da área total da propriedade.
D.) Apenas 50 % da área total da propriedade.




TABELA PARA ORIENTAÇÃO GRÁFICA

Numero da questão ALTERNATIVAS APRESENTADAS EM QUANTIDADES E PERCENTUAL CORRESPONDENTE.
2ª PERGUNTA.
A ) 16 entrevistados
escolheram essa alternativa. Correspondendo a 53,33 % B )
8 entrevistados
escolheram essa alternativa. Correspondendo a 26,7 % C )
2 entrevistados
escolheram essa alternativa. Correspondendo a
6,7 % D )
4 entrevistados
escolheram
essa alternativa. Correspondendo a 13,33 %
3ª PERGUNTA
A ) PECUÁRIA LEITEIRA.
16 entrevistados
escolheram essa alternativa. Correspondendo a 53,33 % B) PECUÁRIA DE CORTE. 08 moradores responderam essa alternativa e representam 26,7 % dos entrevistados. C) AGRICULTURA FAMILIAR. 04 moradores responderam essa alternativa e representam 13,33 % dos entrevistados. D ) OUTRAS. 02 moradores responderam essa alternativa e representam 6.7 % dos entrevistados.
4ª PERGUNTA.
A ) DE 0 A 5 ALQUEIRES. 02 moradores responderam essa alternativa e representam 6,7 % dos entrevistados. B ) DE 6 A 10,5 ALQUEIRES. 08 moradores responderam essa alternativa e representam 26,7 % dos entrevistados. C ) DE 10,6 A 21 ALQUEIRES. 16 moradores responderam essa alternativa e representam 53,33 % dos entrevistados. C ) DE 21,1 A 42 ALQUEIRES. 04 moradores responderam essa alternativa e representam 13,33 % dos entrevistados.

5ª PERGUNTA.
A ) Nenhum entrevistado estaria de acordo com a legislação.
B ) 11 entrevistados responderam essa alternativa. Corresponderam a 36.66%. C ) 15 entrevistados responderam essa alternativa. Corresponderam a 50%. D ) 4 entrevistados responderam essa alternativa. Corresponderam a 13.33%.











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